O Futuro é Azul: O Impacto Cultural do Besouro Azul

 

 

Besouro Azul | Curiosidades e teorias do novo filme da DC 


O aguardado filme do Besouro Azul está prestes a chegar aos cinemas em todo o mundo, trazendo alegria aos fãs da DC, dos heróis e, é claro, à nossa talentosa atriz brasileira Bruna Marquezine. Apesar de ser um personagem clássico dos quadrinhos, o protagonista é, ao mesmo tempo, relativamente novo. Embora a primeira versão do personagem tenha surgido em 1939, a encarnação que será apresentada nas telonas foi criada há menos de duas décadas.

"Besouro Azul" foi dirigido por Angel Manuel Soto, com um roteiro escrito pelo renomado autor mexicano Gareth Dunnet-Alcocer, que também assinou o roteiro do remake de "Scarface".

Sinopse

Jaime Reyes é um jovem mexicano repleto de aspirações que se depara com uma relíquia ancestral e alienígena enquanto busca seu propósito no mundo. Esse escaravelho escolhe Jaime como seu hospedeiro e, em contrapartida, concede a ele habilidades extraordinárias para se tornar o Besouro Azul. Diversas forças malignas e poderosas anseiam por esse poder, e cabe a Jaime lutar para protegê-lo e para abraçar o seu novo destino como um super-herói.

Elenco e Produção

O jovem americano de ascendência latina, Xolo Maridueña, conhecido por interpretar Miguel Diaz em Cobra Kai, assume o papel principal como Jaime Reyes no Besouro Azul. Uma adição notável ao elenco, representando o Brasil no universo da DC, é Bruna Marquezine, que interpreta o interesse amoroso de Jaime, Jenny Kord. Jenny é uma cientista em busca de compreender mais sobre o escaravelho, mas ela também é filha do empresário Ted Kord, estabelecendo conexões cruciais com o herói e o antagonista do filme. Além deles, figuras renomadas como Susan Sarandon, de "Thelma & Louise", George Lopez, de "As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl", Adriana Barraza (de "Rambo: Até o Fim") e o ator de "As Crônicas de Nárnia: Príncipe Cáspian", Damián Alcázar, integram o elenco do filme.

Além do elenco diversificado que representa os latinos, a equipe de produção do Besouro Azul também apresenta uma série de profissionais latinos. O filme foi dirigido por Angel Manuel Soto, conhecido por "Twelve", com o roteiro elaborado pelo roteirista mexicano responsável pelo remake de "Scarface", Gareth Dunnet-Alcocer. Por ser considerado o  "primeiro filme de super-heróis dirigido, escrito e estrelado por latinos", 27 organizações latinas solicitaram um apoio especial para o filme, dada a importância que ele representa para a América Latina, especialmente no contexto das greves em Hollywood.

No último fim de semana, a imprensa dos Estados Unidos teve a chance de assistir ao Besouro Azul, e os jornalistas compartilharam suas primeiras impressões do filme, enfatizando os personagens e a carga emocional presente na narrativa. Muitos dos espectadores inclusive exaltaram a pegada mais humorística do filme. Entretanto, uma característica que todas as análises elogiaram foi a representação da cultura latina. Um dos críticos de cinema, Carlos Aguilar, destacou o uso de referências da cultura latina, observando que o filme "é um trabalho de cineastas que conhecem e valorizam a América Latina" (tradução Omelete). Além disso, outras avaliações enfatizaram que a "representação latina é notável" e que "finalmente os latinos têm um super-herói próprio retratado na tela". A crítica de cinema Genesis O'Neill foi ainda mais longe, afirmando que o filme se destaca dentro do gênero, principalmente devido ao seu "sabor latino".

Com uma escassez de críticas negativas, o Besouro Azul também teve muitos outros aspectos elogiados, incluindo as sequências de ação e o traje do protagonista. A produção e o elenco receberam também aplausos, evidenciando que as primeiras impressões do filme foram altamente positivas, especialmente considerando algumas críticas anteriores aos filmes da DC. Agora, resta aguardar para ver se o Besouro Azul também conquistará destaque no Brasil e representará de alguma forma os brasileiros na narrativa de super-heróis da DC.

Mas que é o besouro azul ? 

O Besouro Azul é um nome que foi usado por vários personagens em quadrinhos, principalmente na DC Comics. O personagem mais conhecido associado a esse nome é Ted Kord, um super-herói que apareceu nas histórias da DC, mas seguindo uma logica por cronologia da criação do personagem temos :


  • Dan Garret (1939-1950): A primeira encarnação do Besouro Azul, criada por Charles Nicholas, estreou em 1939. Dan Garret era um policial que se tornou um super-herói usando um traje de besouro e lutava contra o crime. Embora não seja tão conhecido quanto as outras versões, ele foi uma das primeiras tentativas da DC de criar um herói mascarado.


  • Ted Kord (1966-presente): Ted Kord é talvez o Besouro Azul mais icônico e popular. Ele foi criado por Steve Ditko e estreou em 1966. Ted Kord é um brilhante cientista, inventor e também atleta. Ele não possui superpoderes, mas é altamente treinado em combate e usa tecnologia avançada para combater o crime. Ele é conhecido por seu senso de humor e sua parceria com o herói Booster Gold. Kord é uma figura importante na Liga da Justiça. Infelizmente, sua história ficou marcada pela morte, o que o impediu de ganhar tanta exposição quanto outros heróis.


  • Jaime Reyes (2006-presente): Jaime Reyes é a versão mais recente e inovadora do Besouro Azul, criada por Keith Giffen, John Rogers e Cully Hamner. Ele apareceu pela primeira vez em 2006. Jaime Reyes é um adolescente de ascendência latina que encontra um escaravelho alienígena que se funde com sua espinha dorsal, concedendo-lhe um traje poderoso que lhe dá habilidades incríveis, como armadura resistente, asas retráteis e armas energéticas. Ele é o primeiro Besouro Azul a ter superpoderes. Jaime se destaca por sua história de representação latina e é considerado o primeiro herói latino a receber um papel de destaque nas histórias da DC.


Apesar de não ocupar o posto de uma das histórias de super-heróis mais renomadas da DC, o lançamento do Besouro Azul tem gerado grande expectativa, particularmente no Brasil e na América Latina. 

O Papel do Besouro Azul no Novo Universo Cinematográfico da DC

Agora a grande questão que gera curiosidade é: como o Besouro Azul se encaixará no novo universo cinematográfico da DC, sob a direção de Gunn e Safran? Para uma contextualização geral, esses dois cineastas estão reformulando o universo cinematográfico da DC com novas histórias e elenco para contar as jornadas dos icônicos super-heróis da DC ao longo de uma década. Embora o Besouro Azul não tenha sido inicialmente concebido como parte do universo de Gunn e Safran, o filme foi finalizado mesmo após diversos outros projetos terem sido interrompidos ou cancelados. Ainda assim, não há confirmação se o filme estabelecerá conexões diretas ou indiretas com as futuras produções do novo universo da DC. Isso se deve ao fato de o filme pertencer ao antigo universo da DC. Apesar disso, existe a possibilidade de o filme se conectar, de alguma forma, à nova narrativa, especialmente considerando a receptividade positiva em relação ao herói latino.

A data de lançamento do filme está agendada para o dia 17 de agosto, prometendo uma emocionante experiência para o público e um “bem-vindo” para os telespectadores que querem conhecer esse personagem tão importante para o público latino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'A Guerra dos Rohirrim’ é a PROVA que a Terra Média não precisa de Hobbits para boas histórias.

Os Indicados ao Oscar Minha Crítica dos Indicados

Assasin's Creed o Sopro de Vida da Franquia