RPG: A odisseia dos mestres
Surgido de forma oficial em 1974, o roleplaying game (RPG) de mesa apareceu pela primeira vez com o lançamento de Dungeons & Dragons (D&D), jogo feito pela empresa Tactical Studies Rules Inc (TSR). Comparado com a estrutura atual dos jogos de RPG, o D&D de 1974 (isso porque o próprio sistema foi atualizado ao longo do tempo, chegando em sua quinta versão atualmente) era bem simples e dinâmico e a temática de fantasia medieval, inspirado pela mitologia mundial (diversos povos), história, literatura e romances de fantasia fez com que o jogo ganhasse muitos seguidores. E durante muitos anos esse estilo de jogo foi tido como coisa de nerd, sempre sendo mal visto.
Porém com o passar do tempo o nosso querido D&D foi tendo mais visibilidade com diversas produções como a série de animação feita pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation, Dungeons & Dragons ou, no Brasil conhecido como Caverna do Dragão. “ feita em 1980. Já no final dos anos de 1980 e 2000 com o advento dos jogos digitais, os RPGs de videogame começaram.
Com jogos baseados em AD&D (Advanced Dungeons & Dragons): Treasure of Tarmin (1982). O gênero realmente ampliou seu alcance com Dragon Quest (1986 - lançado nos EUA como Dragon Warrior) e Final Fantasy (1987). Final Fantasy e Dragon Quest começaram duas séries bem-sucedidas, a primeira (já no 15º capítulo) mais popular nos EUA e a segunda (11º capítulo) mais popular no Japão.
Os RPGs Secret of Mana (1993) e Diablo (1996) expandiram a popularidade do multiplayer dentro do gênero, no qual jogadores podem cooperar entre si. Com o advento da internet aliado ao aumento dessa popularidade, mais tarde seria gerado o gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online RPG), com Ultima Online, Lineage, Tíbia e mais tarde World of Warcraft.
E durante anos a popularização do gênero RPG se deu por meios de jogos eletrônicos com vários títulos como The Elder Scrolls V: Skyrim, Baldur’s Gate, Divinity: Original Sin, a série Persona e a série shin megami tensei e a série, The Witcher. RPG foi um gênero que se popularizou. Entretanto, em 2016 com o lançamento da série Strange thing pela rede de streaming NETFLIX o RPG de mesa começou sua “ popularização”.
Porém com a vida da pandemia e o isolamento social no seu ápice, houve outro evento que teve grande responsabilidade na popularização do RPG de mesa, os streams de RPG. Você caro leitor já deve ter ouvido falar em “ordem paranormal” uma série de rpg produzida e apresentada por Rafael Lange, o Cellbit, que ficou muito famosa e ganhou um enorme grupo de fãs ao longo dos últimos anos.
No início, não havia a intenção de construir um universo fictício com a atual proporção tida por Ordem Paranormal, mas com quatro amigos e uma pequena equipe de produção, a história foi criada por Cellbit em torno da primeira campanha do RPG de mesa.
A primeira temporada dessa série, A Ordem Paranormal, teve seu primeiro episódio exibido em 29 de fevereiro de 2020 no canal do streamer na Twitch. Assim que a primeira campanha acabou, Cellbit começou a escrever algo maior, com uma equipe maior, e uma nova campanha começou a ser modelada.
Agora com seis participantes (contando com o mestre), Cellbit apresentou O Segredo na Floresta, a segunda campanha da série. A nova história tinha o objetivo de ser um terror com mistério e suspense - em um universo com várias possibilidades de expansão - e finalizou-se em 16 episódios.
Ordem Paranormal: Desconjuração, foi revelada a produção de um jogo dentro desse mesmo universo: Enigma do Medo um jogo que está sendo produzido em parceria com a Dumativa, produtora brasileira de videogames, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2023. O financiamento coletivo para arcar com os custos da produção da obra bateu sua meta inicial de R$ 500 mil em menos de cinco horas após o anúncio e, ao final, foram arrecadados mais de R$ 4 milhões. O jogo estará disponível para PC (Steam) e para vários consoles.
Para a quarta temporada, mais um jogo de realidade alternativa foi feito, o ARG de Calamidade. Esse jogo durou de 27 a 29 de agosto, e no final, o anúncio de Ordem Paranormal: Calamidade foi feito, tendo a revelação dessa ser a primeira temporada feita presencialmente, em um estúdio em São Paulo.
Durante o desenrolar da temporada, em meio ao hiato da quarta temporada, Cellbit também anunciou mais três temporadas spin-offs, sendo a primeira delas chamada de O Segredo na Ilha e a segunda chamada de Sinais do Outro Lado, e ainda os fãs esperam o último spin-off para finalmente assistir a possível parte final dessa grande e maravilhosa história, ou seria terrível ? Porém, essas duas últimas campanhas não tem datas anunciadas.
Alem de ordem paranormal, muitos brasileiros e brasileiras fizeram lives de rpg, mostrando diversas campanhas e formatos diferentes des de formação fireball até as lives da própria jambô editora ,uma editora brasileira de literatura de fantasia, jogos de RPG e histórias em quadrinhos, localizada em Porto Alegre/RS e fundada por Guilherme Dei Svaldi e Rafael Dei Svaldi, responsável por mostrar campanhas de Tormenta 20.
Mas esse hábito não se manteve só aos brasileiros, várias lives de rpg foram feitas de diversos países, uma das mais famosas foi a popularização das lives do Critical Role uma websérie estadunidense de 2015 na qual um grupo de dubladores profissionais jogam Dungeons & Dragons.
Sua fama e popularização foi tanta, que foi responsável pelo surgimento de uma animação distribuída pela Amazon Prime, onde engloba a primeira campanha do Critical Role. The Legend of Vox Machina onde você acompanha a história dos sete mercenários Pike Trickfoot, Vex'ahlia Vessar, Percy de Rolo III, Scanlan Shorthalt, Keyleth of the Air Ashari, Vax'ildan Vessar e Grog Strongjaw, que passam a ser os protetores do reino de Tal'Dorei.
Com humor adulto e muito drama, o grupo se aventura pelos mais inesperados locais em um reino de fantasia enquanto desvendam mais sobre os próprios passados.
A produção é uma adaptação direta da primeira campanha do RPG de mesa do grupo Critical Role, composto originalmente pelos artistas Ashley Johnson, Laura Bailey, Taliesin Jaffe, Sam Riegel, Marisha Ray, Liam O'Brian, Travis Willingham e Matt Mercer.
O fato de que os RPGs de mesa vem ganhando grande espaço na nossa cultura pop saindo de um estado de nicho e vindo a público, indica que cada vez mais essa prática que nasceu a partir de um jogo de tabuleiro inspirado em jogos de estratégia em 1974 vem ganhando muitos jogadores e mais recentemente um filme que seria: Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, que lança dia 13 de abril nos cinemas.
E caso após ver esse filme, você queira tentar ter uma aventura dessa, eu recomendo que junte um grupo de amigos e vá jogar. Cá entre nós é muito divertido, e se vocês meus queridos leitores não tiverem um grupo de amigos dispostos a jogar, convido vocês a verem lives na twitch ou lives gravadas no youtube, tenho certeza que vocês se divertirem por horas vendo novas histórias e mundo.
Uma menção honrosa ao nosso querido e amado Jovem nerd que desde 2011 tem nos falado e nos divertimos com os maravilhosos nerdcasts RPG. Que com toda certeza foram responsáveis por introduzir e incentivar que milhares de ouvintes entrassem no mundo do RPG, sejam mestres ou jogadores. O que é o meu caso, sem os pioneiros do RPG no Brasil eu nunca teria sido introduzido a um dos amores da minha vida.
Sejam muito bem vindos a o mundo dos RPGs de mesa.
Obrigado por me acompanhar nessa jornada.
Comentários
Postar um comentário