Os jogos de Star Wars um breve jornada para os fãs
A franquia Star Wars conquistou os corações e a imaginação dos fãs em todo o mundo desde o lançamento do primeiro filme em 1977. Junto com os filmes, o universo Star Wars se expandiu para livros, quadrinhos, programas de TV e, é claro, videogames. Desde jogos clássicos de fliperama a jogos grandes triple A, seus games têm sido um pilar fundamental da indústria já que jogos desse títulos perduram por quase todas as gerações de consoles e video games.
Os jogos Star Wars tiveram suas raízes na era de ouro dos fliperamas nos anos 80, onde se podia reviver alguns dos momentos mais icônicos do cinema. Jogos como Empire Strikes Back (1985) e Return of the Jedi (1984) foram extremamente populares e ajudaram a definir o gênero de jogos arcade. Esses jogos tinham gráficos e controles simples, mas a emoção de pilotar um X-Wing ou explodir TIE Fighters nunca envelhece.
Já na década de 90 com a vinda dos jogos de PC, percebeu-se uma grande evolução. Jogos como X-Wing (1993), TIE Fighter (1994) e Dark Forces (1995) foram alguns dos primeiros jogos que permitiram aos jogadores mergulhar no universo Star Wars. Tendo gráficos avançados para a época, e o controle adicional de mouse e teclado que proporcionaram uma experiência de jogo mais imersiva.
Nos anos 2000 a novidade eram os famosos consoles e para jogar no seu PS1, você tinha títulos como Knights of the Old Republic (2003), Battlefront (2004) e Force Unleashed (2008). Esta época apresentou alguns dos jogos mais populares de todos os tempos, como, histórias mais complexas e jogabilidade frenética ( Force Unleashed, o ranking slash de star wars mais famoso. Que segue a história de um jovem aprendiz de Darth Vader chamado Starkiller, que usa a Força para lutar a favor e contra o Império).
E não podemos esquecer de comentar sobre os jogos que mais " polarizaram" os jogos de Star War para todos os públicos. Os jogos de Lego Star Wars são uma série de jogos de ação e aventura que combinam o universo de Star Wars com o estilo de jogabilidade dos blocos de construção Lego. A série foi criada pela TT Games e lançada pela primeira vez em 2005. Desde então, a franquia já lançou vários jogos de Lego Star Wars baseados em todos os nove filmes principais da saga, bem como em outras histórias do universo expandido.
Os jogadores controlam personagens Lego baseados em personagens de Star Wars, como Luke Skywalker, Darth Vader, Rey, Finn e Kylo Ren, enquanto atravessam níveis baseados em cenas dos filmes. Os jogos são conhecidos por seu humor leve e sua jogabilidade acessível, tornando-os populares entre jogadores de todas as idades. Além disso, os jogos de Lego Star Wars são frequentemente elogiados por sua fidelidade aos filmes e pelos elementos de construção de Lego que permitem que os jogadores construam objetos no ambiente do jogo para resolver quebra-cabeças e superar desafios.
Já a era moderna trouxe os holofotes para os fãs de Star Wars. Que já vinham ganhando grande destaque nos últimos anos e arrecadando vários novos fãs. Títulos como The Old Republic (2011) um ótimo MMORPG que permitem aos jogadores para que além de escolherem se querem ser um jedi ( o herói da história ) ou um sith( sim da para jogar como um vilão, e é bem legal) os jogadores podem criar e personalizar seus personagens. Assim, juntando seus amigos e explorando o universo de Star Wars.Já para quem gosta de um jogo de tiro online você pode preferir Battlefront (2015) e Battlefront II (2017) que são jogos que te permitem participar de batalhas épicas como as dos filmes.
Recentemente tivemos o famosíssimo, Jedi: Fallen Order (2019) um grande sucesso de público e crítica por seus belos gráficos, enredo excelente e sequências de ação de tirar o fôlego. O jogo segue a história de Cal Kestis, um jovem Jedi que sobreviveu à Ordem 66 ( uma ordem de extermínio dos jedi) e deve fugir do Império enquanto desvenda os mistérios da Força e aprende a dominá-la tornando-se um jedi.
Mas vamos lá. O que exatamente torna Jedi: Fallen Order tão incrível. Em primeiro lugar, ele oferece uma história rica e envolvente que se expande sobre a lore de Star Wars. Em segundo lugar, o jogo possui gráficos e design de som impressionantes que trazem uma grande imersividade. O game ainda traz consigo uma trilha sonora incrível que verdadeiramente te transporta para o universo de Star Wars. Os ambientes do jogo são incrivelmente detalhados, desde as florestas de Kashyyyk até os desertos de Dathomir. As batalhas de sabre de luz também são lindamente animadas, fazendo com que os jogadores sintam que estão realmente empunhando a arma.
Em terceiro lugar, o jogo recebeu elogios por sua mecânica de jogo desafiadora. Jedi: Fallen Order apresenta um sistema de combate, com fortes inspirações e games da fromsoftware como Dark Souls, que recompensa os jogadores por dominarem o desvio, a esquiva e o tempo de seus ataques. O jogo também apresenta elementos de plataforma que exigem que os jogadores usem a Força para atravessar diversos obstáculos trazendo uma dinâmica muito satisfatória, onde o jogador só pode acessar determinadas regiões depois de adquirir novas habilidades da “força” .
Por fim, o jogo foi elogiado por sua fidelidade à tradição de Star Wars. O jogo traz referências a eventos e personagens dos filmes e outras mídias de Star Wars, que irão encantar os fãs da franquia. Jedi: Fallen Order também apresenta novos personagens e expande os existentes, aumentando a riqueza geral do universo Star Wars.
Todos esses fatores combinados fizeram de Jedi Fallen Order um grande sucesso entre os fãs de Star Wars e jogadores em geral. Fazendo o jogo ser aclamado vendendo milhões de cópias em todo o mundo, consolidando seu lugar como um dos melhores jogos de Star Wars já feitos.
Mas para a alegria geral dos fãs de Jedi Fallen Order e de Star Wars em geral, esse dia 28 de Abril lança o mais novo jogo da franquia Star Wars Jedi: Survivor.
Contudo o que podemos esperar do jogo?
Por se tratar de uma sequência, o game apresentará uma série de melhorias com relação ao seu antecessor, bem como novidades.
O novo game se passa cinco anos após os eventos do primeiro, e, nele, acompanhamos a fuga de Cal do Império. Assim, o protagonista precisa buscar um rumo e propósito, além de lidar com aliados e inimigos inéditos.
Star Wars Jedi: Survivor terá melhorias no sistema de personalização presente no primeiro jogo. Originalmente, os jogadores podiam modificar apenas o sabre de luz de Cal Kestis e os seus ponchos -- ou seja, a roupa usada pelo personagem. Agora, será possível mudar a aparência completa do protagonista, incluindo cabelo, roupas e sua barba.
Assim como no primeiro, o título levará o protagonista Cal Kestis a diversos planetas para explorar e resolver problemas. Um deles é Coruscant, conhecido por ser um “planeta capital”, sede da antiga Ordem Jedi e, posteriormente, do Império. Outro planeta já está confirmado no game é Koboh, um lugar inédito. Além dessas, outras localidades serão reveladas quando o game for lançado.
A campanha do primeiro título podia levar até 20 horas para ser terminada, dependendo do esforço e comprometimento dos jogadores. Agora, em Star Wars Jedi: Survivor, este tempo deve ser expandido. Porém, ainda não há uma informação oficial sobre o tempo total de gameplay.
De fliperamas aos consoles de última geração, os jogos Star Wars percorreram um longo caminho nas últimas quatro décadas. Com gráficos avançados, enredos complexos e jogabilidade envolvente, os jogos continuam a cativar jogadores de todas as idades. Com o próximo lançamento de Star Wars, os fãs estão entusiasmados e têm grandes expectativas.
E acima de tudo se você é um fã de Star Wars ou videogames não perca o lançamento do novo jogo e que a força esteja com vocês.
Comentários
Postar um comentário